PSICOLOGIA DA MODA

Psicologia da moda: Significado das cores

Oi gente! Tudo bem? Hoje vamos bater um papo sobre cores e emoções. Muito se escuta sobre significado das cores, sobre a relação das cores com o humor e nossa personalidade, o significado simbólico das cores e por ai vai… Afinal de contas, o que tem comprovação cientifica?

Muitas pessoas amam brincar com as cores, mistura-las em suas propostas e dar um ar criativo e fashionista ao look. Não é a toa que o color block é sempre tendência. No entanto, do outro lado, tem sempre pessoas que não conseguem se imaginarem com tanta cor e brilho. São mais adeptas aos tons neutros: preto, branco, escala de cinza, marrom e nude.  A grande questão aqui é: Até onde as cores podem interferir nas nossas emoções? É verdade que usar tons alegres nos deixam mais felizes? É verdade que tons de cinza e preto nos deixam desanimados e tristes? 

A verdade sobre as cores

significado das coresPesquisas mostram que as cores realmente são capazes de influenciar o nosso estado de humor, umas vez que esse processamento de informações está diretamente ligado com o nosso sistema límbico, especificamente com o funcionamento da amígdala. No entando, o que determina o efeito que as cores podem causar sobre nós é a interpretação, a leitura que fazemos sobre as mesmas. Assim, trata-se de uma leitura pessoal e individualizada.

Essa explicação bate de frente com análise do livro psicologia das cores, que conceitua o significado das mesmas, como se essa interpretação fosse igual para todas as pessoas, uma vez que traz uma “interpretação universal das cores/significados culturamente construídos”. No entanto, é importante mencionar que, no próprio livro ” psicologia das cores” eles deixam claro a importância de avaliar o contexto na hora de avaliar o significado das cores. 

O que quero dizer com a explicação acima, é que apesar das cores influenciarem o nosso humor, a interpretação e significados simbólicos, não são iguais para todas as pessoas. A nossa cultura e experiências de vida vão influenciar no significado que cada cor pode ter para uma determinada pessoa. Ou seja a idéia de pensar no vermelho como uma cor que exprime poder, sexualidade, paixão, agressividade, como se fosse algo universal cai literalmente por terra de acordo com novos estudos e explicações cientificas. 

significado das cores

O amarelo é muito associado a alegria, bom humor, energia… Contudo, não podemos dizer que essas sensações serão experienciadas por todas as pessoas. Certamente se para você o amarelo na sua história de vida foi associado a essas sensações, você se sentirá radiante dentro de um vestido amarelo. Porém, esse efeito pode ser diferente para a sua amiga que associou essa cor há um momento traumático, ou uma experiência ruim. 

“A percepção de cores resulta de interpretações subjetivas do comprimento da onda de luz refletida dos objetos, combinadas com associações culturais e nossas crenças e experiências”. (MAIR, 2018/ Traduzido por Debora Blaso)

Vou pegar o roxo para dar mais um exemplo de como essa interpretação é subjetiva. Essa cor esta associada a sabedoria e criatividade. No entanto, para algumas culturas está associada ao luto. Assim sendo, para pessoas que fazem parte de uma cultura que associa essa cor a perda, ao luto, essa cor pode ter um significado diferente. 

Conclusão

Em conclusão, posso afirmar que sim, as cores alteram nosso humor, nossas emoções. Porém, o que realmente vai interferir nos nossos sentimentos não é a cor em si, da mesma forma uma roupa em si. Precisamos entender o que sentimos ao vestirmos determinadas roupas e usarmos determinadas cores. Não existe uma cor da sorte, o que existe são interpretações simbólicas subjetivas. Então se para uns o amarelo pode ser uma cor que induz a dopamina causando felicidade, alegria, bom humor, para outros pode não fazer o mesmo efeito. 

O nosso estado de humor é muito mais determinante nas nossas escolhas de modo geral, do que a nossa própria personalidade. Assim sendo, quando estamos bem humarados, temos uma tendência a fazermos melhores escolhas. Dessa forma, se sentir bem com a roupa e a cor que usamos, faz com que nos sintamos mais confiantes, bem humorados e é justamente isso que nos leva a fazer escolhas mais acertadas. O efeito das cores nas nossas emoções e no nosso comportamento estão totalmente relacionados com o significado que damos para o que colocamos na nossa pele, no nosso corpo. 

Para os interessados em compreender mais sobre os significados das cores a partir de um viés cientifico, recomendo o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M–GOpH8gFU

É isso gente! Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar e enviar suas dúvidas. Até mais. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *