ESTILO PESSOAL

O que é análise de coloração pesssoal?

A análise de coloração pessoal é uma das etapas da consultoria de imagem e estilo, no entanto, ela pode ser realizada de forma individual. Essa etapa serve para descobrir quais são as cores que favorecem a beleza natural de cada pessoa. Ao contrário do que muitos podem pensar, o pretinho básico pode não causar o mesmo impacto visual em todas as pessoas. O que quero dizer com isso é que nem todas as pessoas têm em sua cartela, cores como o branco e o preto. 

Ao usar uma cor que está fora da cartela, a pessoa tende a ficar com uma aparência de doente, cansada e consequentemente mais velha, uma vez que a cor pode ressaltar suas manchas e olheiras. No entanto, se uma pessoa ama uma cor e ela não está em sua cartela de cores, existem formas de  amenizar esses efeitos. Vou contar tudinho para vocês!

Como é realizada a análise de coloração Pessoal?

análise de coloração pessoal
Fonte: Pinterest

Com ajuda de vários tons de tecidos é possivel identificar qual é a cartela de cores de cada pessoa. Com o cabelo neutralizado através de uma faixa de tom neutro, coloca-se vários tecidos ao redor do rosto da pessoa, e os mesmos reagem de maneiras diferentes, “escondendo” ou “ressaltando” as manchas, olheiras, espinhas etc.

A análise cromática, vai analisar características dessa pele, tais como: se ela é quente ou fria, brilhante ou opaca, se tem um contraste baixo, médio ou alto, além de outras caractéristica da pele. 

É bem provavél que uma pessoa que tenha a pele mais quente reaja frente aos tecidos frios ressaltando o que não se deseja, ao mesmo passo, uma pessoa de pele mais fria reagirá da mesma forma diante de tecidos com cores mais quentes. 

Quando usamos o tecido que tem as mesmas características da pele de uma pessoa, ele valoriza e harmoniza todos os seus traços. A sensação é de que  estamos maquiadas ou sob uma luz que ilumina o rosto e reflete toda a nossa beleza natural. 

Vale ressaltar, que essas cores devem ser usadas na parte superior, tudo o que está próximo ao rosto. Dessa forma, na parte inferior você pode usar a cor que bem entender. 

Como usar as cores que não fazem parte da sua cartela?

análise de coloração pessoal
Fonte: Pinterest

O ideal é usar as cores que estão na sua cartela, mas, se têm uma cor que você ama e ela não faz parte das cores que te favorecem, é possível minimizar os efeitos negativos que a mesma causará no seu rosto.

Se você passou pela análise de coloração pessoal e está ai doidinha porque têm várias peças com tons que não te valoriza, preste atenção nas dicas e saiba que não será necessário sair doando tudo. 

  • Procure usar maquiagens com cores que estão dentro da sua cartela. Então, fique atenta a cor do batom, blusch e sombra. 
  • Use as cores na parte inferior, ou em acessórios como bolsa e calçados. 
  • Use uma terceira peça de uma cor da sua cartela por cima da cor que não esta na mesma, para sobrepor os efeitos negativos daquela cor. Você pode usar também, um lenço ou um cachecol, pois como contornam o rosto, irá amenizar os efeitos da cor. 

Quais os benefícios de fazer a análise de coloração?

análise cromática
Fonte: pixabay

Segue uma lista dos benefícios que usar os tons que harmonizam sua beleza natural podem trazer: 

  • Suaviza olheiras e manchas
  • Pele mais iluminada
  • harmoniza o rosto
  • Suaviza o aspecto de cansada
  • Pele com aspecto saúdavel
  • Deixa o rosto com contorno mais bonito

Ao mesmo passo, usar cores que não estão na sua cartela, podem ter os seguintes efeitos:

  • Falta de harmonia
  • Pele apagada ou escurecida
  • aspecto de doente ou cansada
  • Rosto amarelado ou acinzentado
  • aparência envelhecida
análise de coloração pessoal
Fonte: Pinterest

Para finalizar, acho importante reforçar que não é necessário ficar tão preso as cores da cartela no que se refere as roupas, pois é possível amenizar os efeitos como expliquei ácima. Porém, quando o assunto é cabelo, minha opnião é que não se deve fugir dos tons da sua análise, pois o cabelo é o contorno do rosto e pode ficar difícil quebrar os efeitos negativos que uma coloração errada pode causar. Portanto, quando o assunto for coloração toda atenção é pouco. 

Se você ainda não leu o último post, super recomendo a leitura: https://autoimagempositiva.com/?p=682 

Abraços e até mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *