ESTILO PESSOAL

A importância do estilo pessoal

Hoje vamos conversar um pouco sobre estilo pessoal e a importância de descobri-lo. Quando falamos sobre estilo, estamos dizendo sobre algo que vai de encontro com quem você é, sua personalidade representada na forma que você se veste. 

“Nossas roupas contam uma história. Elas refletem nossa personalidade e o que importa para nós”. (Rees, Anuschka,2017)

O estilo pessoal é uma mistura de cores, silhueta, textura, estampas, decotes e várias outras preferências individuais. Tudo isso junto, irá compor o estilo pessoal único de cada pessoa. Sim, ele é único, pois somos únicos. Você até pode ter o estilo sexy predominante, igual o de outra amiga, mas a forma de compor todas as peças, será diferente.

estilo pessoal

O estilo é aleatório, você não nasce com ele. Assim como a personalidade, ele vai se formando ao longo da vida e pode sofrer alterações para atender as mudanças que a vida vai sofrendo. Em um dia somos jovéns, vamos para a balada todo fim de semana, no outro, nos tornamos mães, dona de casa, profissionais, esposas… E a balada já não pertence mais ao nosso estilo de vida atual, e para se adequar nosso estilo acompanha essas mudanças. Nós mudamos, nossos valores mudam, dessa forma, nosso estilo também precisa evoluir. 

“Mas, assim que tiver descoberto do que de fato gosta e não gosta, essa preferência fundamental por certa estética, que costuma permanecer estável por algum tempo, vai ser a base para todas as mudanças de estilos futuras”. (Rees, Anuschka,2017)

Qual a importância de saber qual é o meu estilo pessoal?

Agora que já sabemos o que é estilo, vamos conversar sobre a importância de descobrir ou desenvolver o seu estilo pessoal.  

estilo próprio
fonte: Pinterest

Saber qual é o seu estilo lhe proporciona comunicar com o mundo quem realmente você é, fazer compras inteligentes, administrar de maneira adequada seu dinheiro, uma vez que o objetivo é o consumo consciente, o que consequentemente favorece a sustentabilidade. Assim sendo, costumo dizer que o consumo sustentável é o consumo racional.  Ele é o que você compra levando em consideração a necessidade, a qualidade e a usabilidade daquela peça. E tudo isso só é possível quando você se conhece e têm um estilo bem definido. 

Muitas vezes quando observamos um adolescente, ele perpassa por vários estilos ao mesmo tempo, um dia é skatista, no outro surfista, no outro rockeiro e por ai vai… É normal essa inconstância, se levarmos em conta que é uma fase que eles estão se conhecendo, se descobrindo e desenvolvendo sua personalidade. 

No entanto, existem adultos que não se encontram, que não possuem um estilo definido e que justamente por isso, ficam a mercê da moda. E moda é completamente diferente de estilo. A moda vende tendências que se renovam a cada estação, é um ciclo de novidade sem fim. O estilo é quem você é, seus gostos e preferências. Costumo brincar dizendo que moda é adolescência e estilo é maturidade.

Como desenvolver um estilo próprio?

estilo pessoal
Fonte: Pinterest

Descobrir o estilo pessoal não é fácil,  requer empenho, dedicação, observação, paciência e autoconhecimento. Ninguém dorme e acorda com uma noção de estilo definida, é necessário experimentar visuais diferentes, treinar o olhar e aos poucos esculpir um visual que lhe agrade e passe uma imagem certa de quem você é. Porém, uma vez descoberto, os benefícios são enormes… E a pessoa se sentirá muito mais segura e consciente na hora da compra. Sua carteira agradecerá e o meio ambiente também. 

Hoje quando saio de casa para comprar algo, cuidadosamente estudado e pensando para compor meu guarda roupa, quase sempre me aborreço quando encontro vendedoras que dizem “está na moda”, respiro fundo, pois entendo que elas ainda não conquistaram a maturidade e conhecimento que demorei anos para encontrar e que as vezes ainda dou umas tropeçadas. Com todo respeito respondo: “não faz parte do meu estilo”. Embora a moda seja extremamente importante, quando você descobre o seu estilo, você sabe exatamente o que comprar ou não e começa a usar a moda a seu favor. 

Como sei que não é facil, estou criando um ebook com alguns passos importantes para lhe auxiliar nesse processo. Acredito que em meados de março, ele estará disponível por aqui. 

No próximo post, vou apresentar os 7 estilos universais, embora existam vários outros estilos, esses são os mais encontrados entre as mulheres. Então, até o próximo post e se você estiver gostando do conteúdo, não esqueça de dividi-lo com alguma amiga e deixar seu comentário. 

Abraços! 

2 Comentários

  • Avatar
    Erika

    Fantástico esse conteúdo! Amei conhecer um pouco mais desse universo que muito me interessa. Com certeza agora terei um norte para buscar fazer compras conscientes. #Modaéadolescência #Estiloématuridade Adorei essa comparação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *